Dança Sertaneja Universitária - O que é ?!


Seguindo um pedido de uma de nossas leitoras vou hoje falar de um novo estilo de dança que está surgindo no Brasil.. A dança "Sertaneja Universitária".

Muitos a caracterizam como uma dança de salão. Uma nova modalidade que vem acompanhada de um novo seguimento da música sertaneja. É comum encontrar em diversos bares e boates pelo país a dança acompanhada dos ritmos da musica sertaneja. Os estilos se dividem em vanerão e sertanejo universitário.

Observa-se que o estilo de dança sertanejo universitário tem se propagado em regiões da grande São Paulo, como nas cidades de Taboão da Serra, Embu, Cotia e ABC. Além da dança ser fenômeno em discotecas e bailes elitizados na região, observa-se um grande número de escolas de dança e academias de ginástica que ensinam este tipo de dança nestas cidades.

Também é possível encontrar concursos e campeonatos deste estilo. O vanerão tem se propagado na região sul da país, sob forte influencia das culturas locais. Paralelamente é encontrado junto com outros estilos de dança em bares e bailes do gênero, assim como o country.

Se quiser saber um pouco mais sobre o "Vanerão" é só ler essa matéria: Dança Folclórica Gaúcha - Parte 7

O sertanejo está cada vez mais conquistando o coração de todos. Em inúmeras festas e baladas,muitas vezes há trilha sonora de sertanejo universitário. Claro para os jovens o sertanejo nas festas são remixadas, mas é nessa hora que você deve saber dançar sertanejo universitário para poder participar ativamente do acontecimento.

Como sabemos o sertanejo universitário se dança  colado com o parceiro ou parceira, então podemos dizer que é o gênero para se dançar preferido de muitas pessoas solteiras que sempre vão aos bailes.
Pelo que andei pesquisando essa é uma modalidade nova com uma mistura de Vanerão, Country e Samba de Gafieira. Na verdade um pouco de cada dessas modalidades, mas com um tempero sensual e divertido do estilo musical sertanejo universitário que imprime romantismo em suas músicas.

Basicamente para aprender a dançar o sertanejo universitário é só saber misturar um pouco de cada um desses estilos, mas sabemos que hoje já se tem academias de dança ensinando o novo estilo. Esse novo estilo esta em fase de amadurecimento e acredito que com o tempo vai acabar descobrindo e melhorando sua identidade. Se firmando assim como mais uma forte modalidade da dança de salão.


Tecnologia do Blogger.